Frações - Um plano de aula


Elementos do grupo:

Maria Sileide Gomes de Oliveira
Meryelen Aldri Saia
Micheli Mendola Theodoro
Maria José Travezanuto
Mário César Cunha

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Como não foi definido o tempo para essa aprendizagem ficamos impossibilitados de definirmos uma mapa de relevância para a sala.
Neste trabalho imaginamos uma sala do nono ano do ensino fundamental com um tempo de 16 aulas.
Fica evidente que este conteúdo será ministrado em varias aulas e com a relevância de acordo com o tempo disponível e nível de conhecimento da turma, pois trata-se de um nono ano (8ª série), e se espera que tenham algum conhecimento sobre o assunto tratado.

Vamos dividir o plano de aula em várias partes (grupo de aulas)
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Parte 1- INÍCIO DAS ATIVIDADES- Conceito intuitivo das frações.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA SERIE: 9º Ano
CONTEÚDO: Frações Próprias e Frações Impróprias
PLANO DE AULA
1- OBJETIVO ESPECÍFICO: Compreender a organização funcional dos números de forma fracionaria. As frações Sugiram em nosso cotidiano entender que nos deparamos com situação de divisões constantemente.

2- OBJETIVOS OPERACIONAIS. (Objetivos Gerais)
• Dividir em partes iguais que representa meio ou metade.
• Distinguir as diferenças de frações próprias e impróprias.
• Analisar a construção de partes feita através dessas divisões.
• Conhecer as funções numeradoras e numerador;

3- HABILIDADES:
H01 : Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
H02: Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

4- CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS:
• Conceituais: Fração: números naturais, divisões, objetos concretos como; chocolate, frutas, pizza, giz desenhos feito pelo educando.
• Atitudinais: Interesse pelo conhecimento e pela compreensão dos conteúdos.

5- CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
• Informações a respeito do contexto em que o aluno vive.
6- PROCEDIMENTOS DE ENSINO:

Estratégias e recursos da aula
Motivação: Vídeos

VÍDEO - 01

VÍDEO - 02

Introdução:
Vamos começar o estudo das frações conhecendo um pouco de sua história.
Os documentos mais antigos que registram o uso de frações têm origem no Egito antigo. Naquele período, os egípcios viviam à beira do rio Nilo, nas terras que pertenciam ao faraó.
O povo pagava ao faraó impostos proporcionais à área que ocupava.
De tempos em tempos, o rio Nilo transbordava, as demarcações das terras feitas pelos agricultores desapareciam, e novas marcações precisavam ser feitas. Elas eram realizados com pedaços de cordas, marcadas com nós igualmente espaçados.
Mas se o pedaço entre dois nós não cabia um número exato de vezes no comprimento a ser medido...
Em muitas situações, a unidade escolhida não cabia um número exato de vezes no comprimento que estava sendo medido. A solução foi dividi-la em partes iguais e usar uma ou mais partes dessa unidade. Assim foram criadas as frações.

Objetivos:
- Ampliação do conceito de número: de resultados de montagens a representação de um todo referência; relação entre partes e esse todo referência e números racionais.
Estratégias:
Com alguns pedaços de barbantes em mãos fazer os seguintes questionamentos:
a) Quando um número inteiro é dividido em duas partes iguais, cada parte pode ser representada por qual fração?
b) E se fosse dividido em três partes iguais?
c) Quando um número inteiro é dividido em quatro partes iguais, três dessas partes podem ser representadas por qual fração?
d) Como todos nós quando nascemos fomos registrados com um nome a fração também. Vamos conhecê-las e saber o seu significado?

Desafio:
a) Para fazer um bolo de casamento, dona Joana precisa de 3/5 dos ovos que estão em uma bandeja de 30 ovos. Quantos ovos ela usará para fazer o bolo?
b) Dois sétimos dos parafusos que estão em uma caixa correspondem a 16 parafusos. Quantos parafusos há nessa caixa

Procedimentos
• Explicação sobre o assunto Matemática de forma dinâmica descontraída e criativa. Desenhos de vários objetos mostrando através do professor para iniciar a discussão sobre conceito fração que cada aluno conhece no seu dia – a – dia:
• Dividir a turma em grupos, onde cada grupo ficará responsável pra abordar um tipo de fração utilizando diferentes exemplos e desenho na cartolina explicando sua importância na vida de cada um.
• Desenhar frutas e formas geométricas.
• Exposição de cartazes elaborados pelos alunos retratando entendimento de cada um;
• Proposição de exercício no livro didático; ”Perguntas e respostas”.
• Para encerrar será feita uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula;

7- RECURSOS:
• Livro didático, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, figuras para ilustrar o cartaz e outros.

8-TEMPO PREVISTO:
• 02 Aulas h/a.

9-AVALIAÇÃO:
• Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.

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Parte 2- Conceito formal de fração.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA SERIE: 9º Ano
CONTEÚDO: Leitura de Frações, propriedades Fundamentais, A fração como uma classe de equivalência, Número Misto, Simplificação de Frações, Comparação de duas frações

PLANO DE AULA

1- OBJETIVO ESPECÍFICO: Compreender o conceito formal de fração. Compreender também o conceito de classe de equivalência. Como representar quantidades maiores que um e não inteiras (frações mistas). Compreender o conceito de frações semelhantes e como simplificar frações. Como comparar duas frações(relação de ordem).
2- CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS:
• Conceituais: Fração: conceito formal, classe de equivalência, frações mistas, simplificação e comparação de frações
• Atitudinais: Interesse pelo conhecimento e pela compreensão dos conteúdos.

3- HABILIDADES:
H01 : Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
H02: Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

4- CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
• Conceito intuitivo de fração.

5- PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
Estratégias e recursos da aula
Motivação: jogos on line no link abaixo.
JOGO COM FRAÇÕES


• Como os alunos já tiveram contato com esses conceitos essa aula será expositiva com a explicação dos conteúdos.
• Em duplas os alunos farão alguns exercício com números e forma pictórica, do livro texto e outros apresentados pelo professor.
• Sorteados alguns grupos para apresentarem seus resultados para sala.

6- RECURSOS:
• Livro didático, papel a4, lápis de cor, lápis, borracha, caderno.

7-TEMPO PREVISTO:
• 02 Aulas h/a.

8-AVALIAÇÃO:
• Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.

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Parte 3 - Operações com frações.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA SERIE: 9º Ano
CONTEÚDO: Trabalhando as operações com Frações, Atividades com as operações com Frações.

PLANO DE AULA
1- OBJETIVO ESPECÍFICO: Operar com frações. Trabalhar com as operações com frações ( adição , subtração, multiplicação , divisão e potenciação com expoentes naturais. Problemas com números fracionários
2- CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS:
• Conceituais: O que é a operações com frações e como efetua-las e aplicá-las em problemas.
• Atitudinais: Interesse pelo conhecimento, operações com frações e pela compreensão dos conteúdos. E ainda como enfrentar um problema com fração

3- HABILIDADES:
H10 : Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação).
H15:Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação divisão, potenciação e radiciação).

4- PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
Estratégias e recursos da aula
Motivação: Ver uma aula pelo youtube no link abaixo.
VÍDEO - 04 - ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES

Após assistirem o vídeo o professor retoma as explicações com mais detalhes.
Como os alunos já tiveram contato com esses conceitos essa aula será expositiva com a explicação dos conteúdos, que será de forma pictórica e com cálculos com números, deixando transparecer a essência do conteúdo.
Dividiremos as aulas com adição - subtração e multiplicação - divisão
• A soma e subtração será ainda subdividem denominadores iguais e diferentes
Exemplos de adição e subtração:

Essa operação é a mais simples e, por isso, por onde iniciamos o trabalho.
O mesmo raciocínio utilizado serve para resolver situações com subtração:

Bom, se os denominadores das frações são o mesmo fica fácil: basta juntar (ou "apagar") as partes. E quando as frações apresentadas referem-se a partes de tamanhos diferentes? Por exemplo: um quinto mais dois terços.

Quando os denominadores são diferentes, precisamos transformar essas frações em frações de mesmo denominador!
Logo precisamos de frações equivalentes as que tínhamos, mas com o mesmo denominador. O mesmo processo deve ser realizado nas subtrações.

Para trabalhar com o Geogebra Clique no link abaixo
Adicionar fração com GeoGebra


• A multiplicação e divisão serão separadas entre operações números inteiros e fracionários e operações entre números fracionários.
Multiplicação de frações
Antes de aprender os algoritmos ou decorar suas regras, é preciso entender o que significa multiplicar frações. Observando o desenho podemos entender que "um meio vezes um quarto" é a metade de um quarto. Lendo dessa maneira fica visível o processo a ser desenvolvido para realizar a multiplicação:

Outros exemplos:

Se pensarmos sempre em "uma parte de" é mais fácil de entender a multiplicação do que simplesmente decorar o algoritmo.
E a divisão? Esse sempre é um ponto complicado, pois o algoritmo, inicialmente, parece não fazer muito sentido: "a primeira fração vezes o inverso da segunda". Observe um outro jeito de pensar o que acontece:

Usando a mesma lógica dos números naturais (quantas vezes cabe) é possível entender a divisão de números racionais! Além disso, não precisamos lembrar de nenhuma "regra" para resolver a divisão.
Olhe esse outro exemplo:

Ainda usando a mesma lógica podemos resolver situações como:

Potenciação com expoente natural e base fracionaria
Entender a potenciação como multiplicação de potencias de mesma base
• Em duplas os alunos farão alguns exercício com números e forma pictórica, do livro texto e outros apresentados pelo professor.
• Sorteados alguns grupos para apresentarem seus resultados para sala.
Final das aulas sobre operações os alunos serão convidados a assistirem o vídeo no link abaixo
VÍDEO - 05

- Problemas com números fracionários
Trabalharemos agora com problemas que envolvem frações e veremos como aplicar a noção de inteiros e parte desses inteiros.
A noção básica trabalhada será como calcular a fração de um valor que será ensinado como sendo a fração multiplicada por este valor.
Faremos alguns exemplos e outros serão feitos pelos alunos como atividade.

5- RECURSOS:
• Livro didático, papel a4, lápis de cor, lápis, borracha, caderno.

6-TEMPO PREVISTO:
• 04 Aulas h/a.

7-AVALIAÇÃO:
• Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.



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Parte 4 - frações e números decimais.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA SERIE: 9º Ano
CONTEÚDO: O papel das frações e números decimais. Elementos históricos sobre os números Decimais
PLANO DE AULA
1- OBJETIVO ESPECÍFICO: Conceito de números decimais. Conhecer uma pequena parte da historia dos números decimais. Operar com números decimais
2- CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS:
• Conceituais: números decimais como uma fração de denominador múltiplo de dez,
Conceituais: O que é a operações com números decimais e como efetua-las.
• Atitudinais: Interesse pelo conhecimento, operações com números decimais e pela compreensão dos conteúdos.

3- HABILIDADES
H03: Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando existências de ordens como décimos centésimos e milésimos,
H10 : Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação).

4- PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
Estratégias e recursos da aula
Motivação: Ver um video pelo youtube no link abaixo
VÍDEO - 06

Iniciaremos com uma pequena historia sobre os números decimais e fracionários onde resumidamente assim acontecerá:
Nós, a todo o momento estamos usando frações, porem houve um tempo que as mesmas não eram conhecidas. Ela começou a ser utilizada quando se começou a medir e representar medidas.
Os egípcios utilizavam apenas frações que possuíam o número 1 no denominador, como por exemplo: 1/2, 1/3, 1/4,... que eram denominadas frações egípcias e ainda hoje têm muitas aplicações práticas. Outras frações eram expressas como: 5/6=1/2+1/3.
Os babilônios usavam em geral frações com denominador 60, provavelmente porque é um número menor do que 100 com maior quantidade de divisores inteiros.
Os romanos, por sua vez, usavam constantemente frações com denominador 12. Provavelmente os romanos usavam o número 12 por ser um número que embora pequeno, possui um número expressivo de divisores inteiros. Com o passar dos tempos, muitas notações foram usadas para representar frações. A atual maneira de representação data do século XVI.
Os números decimais têm origem nas frações decimais. Por exemplo, a fração 1/2 equivale à fração 5/10 que equivale ao número decimal 0,5.
Stevin (engenheiro e matemático holandês), em 1585 ensinou um método para efetuar todas as operações por meio de inteiros, sem o uso de frações, no qual escrevia os números naturais ordenados em cima de cada algarismo do numerador indicando a posição ocupada pela vírgula no numeral decimal.

Este método foi aprimorado e em 1617 Napier propôs o uso de um ponto ou de uma vírgula para separar a parte inteira da parte decimal.
Por muito tempo os números decimais foram empregados apenas para cálculos astronômicos em virtude da precisão proporcionada. Os números decimais simplificaram muito os cálculos e passaram a ser usados com mais ênfase após a criação do sistema métrico decimal.
Através de aula expositiva serão discutidos os itens a seguir:
a) - Conceito de números decimais com exemplos
Toda fração decimal pode ser representada por um número decimal, isto é, um número que tem uma parte inteira e uma parte decimal, separados por uma vírgula.
– Leitura de números decimais
Para ler números decimais é necessário primeiramente, observar a localização da vírgula que separa a parte inteira da parte decimal.
Um número decimal pode ser colocado na forma genérica:

Centenas Dezenas Unidades , Décimos Centésimos Milésimos

Por exemplo, o número 130,824, pode ser escrito na forma:

1 Centena 3 dezenas 0 unidades , 8 décimos 2 centésimos 4 milésimos

b) - Transformando frações decimais em números decimais
c) - Transformando números decimais em frações decimais
d)- Propriedade dos números decimais:
*Zeros após o último algarismo significativo:
*Multiplicação por uma potência de 10:
*Divisão por uma potência de 10:
e) - Operações com números decimais
*Adição e Subtração:
*Multiplicação de números decimais:
*Divisão de números decimais:
f) - Comparando números decimais
*Números com partes inteiras diferentes:
*Números com partes inteiras iguais:
Após esta parte teórica os alunos em dupla resolverão uma lista de exercícios com os conteúdos estudados.

5- RECURSOS:
• Livro didático, papel a4, lápis, borracha, caderno.

6-TEMPO PREVISTO:
• 04 Aulas h/a.

7-AVALIAÇÃO:
• Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.

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Parte 5 - Porcentagens.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA SERIE: 9º Ano
CONTEÚDO: Conceito e definição de porcentagem. Aplicação de porcentagem em problemas.

PLANO DE AULA
1- OBJETIVO ESPECÍFICO: Conceituar porcentagem. Aplicar de porcentagem em problemas.
2- CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS:
• Conceituais: Porcentagem como uma fração de denominador 100
• Atitudinais: Interesse pelo conhecimento, trabalhar com porcentagem e resolver problemas com aplicação de porcentagem.

3- HABILIDADES:
H16: Resolver problemas que envolvam porcentagens.
H10 : Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação).

4- PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
Estratégias e recursos da aula
Motivação:
Localizar em jornais e revistas expressões com porcentagens como por exemplo:
* A inflação do mês foi de 4% (lê-se quatro por cento
* Desconto de 10% (dez por cento) nas compras à vista.
* O índice de reajuste salarial de março é de 0,6% (seis décimos por cento)
Conceito e definição de Porcentagem
Após essa pesquisa introduzir o conceito de porcentagem como: um modo de comparar números usando a proporção direta, onde uma das razões da proporção é uma fração cujo denominador é 100. Toda razão a/b na qual b=100 chama-se porcentagem.
Exemplos

Depois de adquirido o conceito ver um vídeo pelo youtube no link abaixo.
VÍDEO - 07

Resolver o seguinte problema:
João vendeu 50% dos seus 50 cavalos. Quantos cavalos ele vendeu?
Para solucionar esse problema devemos aplicar a taxa percentual (50%) sobre o total de cavalos.

Logo, ele vendeu 25 cavalos, que representa a porcentagem procurada.

Introduzir a ideia que para calcular a porcentagem de um valor temos que multiplicar esse valor pela porcentagem dada em fração de denominador 100 ou como decimal.
Em seguida com auxilio de calculadoras em grupo de dois alunos solicitar que calculem a lista abaixo
100% de 50
12% de 332
30% de 1.556
150% de 400
50% de 30
11% de 622
43% 1.533
6% de 998
25% de 44
95% de 10
69% de 69
0,5% de 2.978
50% de 50
310% de 198
Problemas com porcentagem
Uma das ideias para se resolver problemas de porcentagem é através de regra de três simples
Exemplo 1
Calcular 20% de R$700,00
700 ----------100
X ----------20
100x = 700 . 20
100X = 14000
X = 14000/100 = 140
Resposta R$140,00

Um método prático seria com o conceito de fração
Solução:
(20/100) . 700 = (20 . 700)/100 = 14000/100 = 140
Resposta R$140,00

Exemplo 2
Numa classe de 40 alunos, 36 foram aprovados. Qual a taxa de porcentagem dos aprovados?
solução:
40-------36
100------x
40/100 = 36/x
40x = 3600
x = 3600/40
x = 90
Resposta: A aprovação foi de 90%

Exemplo 3
Comprei uma camisa e obtive um desconto de R$ 12,00 que corresponde à taxa de 5%. Qual é o preço da camisa?
100/x = 5/12
5x = 1200
x = 1200 / 5
x = 240
Resposta: A camisa custava R$ 240,00
Após esta parte teórica os alunos em dupla resolverão uma lista de exercícios com os conteúdos estudados.

5- RECURSOS:
• Livro didático, papel a4, lápis, borracha, caderno.

6-TEMPO PREVISTO:
• 04 Aulas h/a.

7-AVALIAÇÃO:
• Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.

RECUPERAÇÃO FINAL:
Será elaborada levando em conta
. Um diagnóstico preciso das necessidades de aprendizagem de cada um dos estudantes;
. O estabelecimento de metas de curtíssimo prazo;
. Um programa de sequências de atividades referentes aos conteúdos (diferentes das feitas na sala regular);
. Um cronograma bem definido;
. Uma avaliação que comprove que cada etapa está sendo vencida.
Se possível programar atividades extra fora do horário regular como outro professor. O conteúdo pode ser o mesmo, mas com uma atenção individual.
É importante destacar que o restante da turma também precisa de atenção - daí porque todo o trabalho precise ser bem planejado, com definição clara de funções, tanto para os professores regentes como para os responsáveis pelos grupos de apoio.

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Outros exercícios EXTRAS
1) Numa escola de 900 alunos, 42% são rapazes. Calcule o número de rapazes. (R:378)
2) Sobre um ordenado de R$ 380,00 são descontados 8% para o INSS. De quanto é o total de descontos ? (R: 30,40)

3) Comprei uma bicicleta por R$ 500,00, Revendi com um lucro de 15%. Quanto ganhei? (R: 75,00)
4) Uma caneta que custava R$60,00 sofreu um desconto de 5%. Quanto você pagará por essa caneta? (R: R$ 57,00)

5) Por quanto deverei vender um objeto que me custou R$ 720,00 para lucrar 30% ( R: 936,00)
6) Seu pai comprou um rádio por R$ 85,00 e obteve um desconto de 12% . Quanto pagou pelo rádio? (R: 74,80)

7) Um cormeciante comprou uma mercadoria por R$ 9.500,00. Querendo obter um lucro de 12% por que preço deverá vender a mesma? ( 10.640,00)

8) Ao ser pago com atraso, uma prestação de R$ 1.300,00 sofreu um acréscimo de 4% . Qual o valor dessa prestação? (R: 1.352,00)

9) Numa classe de 40 alunos, 6 foram reprovados. Qual a taxa de porcentagem dos alunos reprovados? ( R: 15%)

10) Um feirante observou que, em cada 75 laranjas, 6 estavam estragadas. Qual a taxa de porcentagem das frutas estragadas? (R: 8%)

11) Comprei um objeto por R$ 23.000,00 e revendi com um lucro de R$ 1.610,00. Qual foi a taxa de lucro? (R: 7%)

12) Um comerciante recebeu um desconto de R$ 1.312,00 numa compra cujo valor era de R$ 82.000,00. Calcule a taxa dedesconto?(R: 1,6%)

13) Um produto custa R$ 400,00 e é vendido por R$ 520,00. Qual é a taxa de lucro? ( R: 30%)

14) Numa turma de 30 operários faltaram 12. Qual a taxa de operários presentes? (R:60%)

15) Numa classe foram reprovados 15% dos alunos, isto é , 9 alunso. Quantos alunos havia na classe? (R: 60)

16) Meu irmão ganhava R$ 320,00. Seu patrão lhe deu um aumento de 42%. Quanto ganha atualmente? (R: 454,40)

17) Num exame supletivo compareceram 12.600 candidatos e apenas 5% foram aprovados. Quantos candidatos foram aprovados? ( R: 630)

18) De 400 operários, 120 faltaram ao serviço. Qual a taxa de porcentagem dos operários, quantos são casados? (R: 30%)

19) Um produto custa R$ 600,00 e é vendido por R$ 750,00. Qual é a taxa de lucro nesse produto? (R: 25%)

20) Comprei uma vitrola por R$ 150,00 e vendi por R$ 129,00. De quanto porcento foi o prejuizo (R: 14%)

21) Um rádio foi comprado por R$ 175,00 e vendido por R$ 199,50. De quanto por cento foi o lucro? (R: 14%)

22) Calcule as porcentagens abaixo:
a) 30% de 200
b) 60 % de 400
c) 13% de 250
d) 90% de 120

23) Segundo dados da ONU, em 1999, o estoque de água potável no mundo era de 10.000 km3 , e o Brasil era privilegiado com 10% dessa água. Determine o estoque, em km3 , da água potável no Brasil.

24) João recebe 200 reais de mesada. Ele gastou 20% com doces. Quantos reais ele gastou?

25) Sabendo que 10% do total de alunos de uma sala representa 30 alunos, determine a quantidade de alunos que existem nessa sala.

26) Numa indústria, o trabalhador menos qualificado ganha um salário médio mensal de 260 reais. Outro, com melhor qualificação, ganha em média 3 500 reais mensais. A indústria dará um aumento salarial de 10% para todos os seus empregados. Qual será o aumento, em reais, de cada trabalhador citado?

27) Júlia viu uma calça no valor de R$ 120,00. A vendedora disse que a vista a calça sairia 15% mais barata. Quanto Júlia pagou pela calça?

28) Matheus gosta de videogames. O pai dele prometeu que daria a ele um nintendo dsi que custava 500 reais. Comprando à vista, ele ganharia um desconto de 25%.
a) qual o valor do desconto?
b) quanto ele pagaria pelo nitendo dsi, comprando a vista?

29) Mário tinha 10 figurinhas. Vendeu 5 figurinhas. Qual a fração de figurinhas
vendidas?

30) Ângelo tinha 35 bonecos. Vendeu 1/7 deles. Quantos bonecos ele vendeu?

31) Maria tinha um galão com 6 litros de leite. Usou 1/3 de litro para fazer biscoitos para a festa. Com o que sobrou de leite, usou 1/2 de litro para fazer um bolo. Quantos litros usou para os biscoitos e quantos litros usou para o bolo? Quantos litros sobraram?

32) Juliana tinha 10 anos. Sua irmã, Marina, tinha 1/2 de sua idade. Seu primo, Paulo, tinha 1/5 da idade de Juliana. Quantos anos tinha Marina e Paulo?

33) Maurício tinha R$ 450,00. Gastou 1/3 no mercado. Quanto dinheiro sobrou?


DESAFIO
1) Paulo tinha R$ 1200,00. Seu irmão pediu emprestado R$ 300,00. Com o dinheiro que sobrou, Paulo pagou um relógio em três prestações de R$ 100,00 cada. Depois da última prestação paga, Paulo doou 1/3 do que sobrou para um orfanato. Sobrou algum dinheiro? Se sim, quanto?

2) Marina tinha 320 latas para distribuir em 12 caixas. No entanto, seu pai precisou usar 1/3 destas caixas para um trabalho, e as levou embora. Marina ainda assim conseguiu distribuir as 320 latas nas caixas que sobraram. Quantas caixas sobraram, e quantas latas foram colocadas em cada caixa?

3) Sophia tinha 16 anos e tinha três irmãos. O mais novo tinha 1/8 da sua idade. O do meio, tinha duas vezes a idade do mais novo. E o terceiro, tinha aidade do meio, somada a 1/16 da idade de Sophia. Quantos anos tinha cada irmão?

4) Josefina queria comprar uma casa. Ela havia economizado R$ 60.000,00 para isto. O vendedor lhe disse, no entanto, que a casa custava 1/3 a mais do valor que ela tinha. Também lhe disse que era possível pagar a casa em 10 prestações iguais, porém, o valor total final, após as prestações pagas, ficaria mais caro em R$ 2.000,00 com relação ao valor pago à vista. Josefina resolveu economizar para comprar a casa, e também decidiu comprá-la à prazo. Quanto Josefina irá pagar pela casa ao final das prestações?




Referencias bibliograficas
http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/fracoes/fracoes_09.htm

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracdec.htm

Um comentário:

  1. Gostaria de saber como utilizar o geogebra para trabalhar com frações? Adorei o trabalho !! Parabéns !

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