quinta-feira, 6 de junho de 2013

Depoimento de Maria Lucia

Minhas Memórias Quando solicitada pela minha mãe para ajudar nas tarefas de meus irmãos o meu discurso era sempre o mesmo, não, pois JAMAIS SEREI PROFESSORA. Apesar de jamais ser uma palavra muito forte, o barco do destino me fez navegar e aportar em uma sala de aula. Hoje, sou professora de matemática na EE Dona Izabel Silveira Mello Soares – Dona Sinhá, em Brotas. Minha formação inicial foi em Ciências Econômicas e as primeiras aulas de Estrutura e Análise de Balanço. Depois de sentir o gostinho foi só correr atrás do que realmente gostava “lecionar”. Ao falarmos em competência leitora e escritora devemos partir do pressuposto que: “Leitor é aquele que compreende o que está escrito, interpreta, infere.” – Resolução SE 76. E eu me questiono quantos de nossos alunos tem essa habilidade? E quantos têm o incentivo da família para essa prática? Então cabe a nós criarmos o hábito de uma leitura saudável... sem as horríveis abreviações e escritas usadas nas redes sociais, tonando-as corriqueiras. Não que esse tipo de linguagem não possa ser praticado, mas eles devem conhecer também a forma culta da linguagem escrita e falada. Uma contribuição
TELEFONE SEM FIO

Em cada canto

Se conta um conto

E cada conto

Tem seu ponto

Quem conta um conto

Aumenta um ponto

E faz de conta

Que uma conta

Leva em conta

Qualquer ponto

Se você nunca viu

Então vamos brincar de telefone – sem – fio

Agora se a conta

Contém contágio

Não caia no ágio

Ágil de uma conta

A contagem contagiante

Não dá conta do canto

Mas aumenta um ponto

Quando conta um conto.

Gill de Oliveira

Agora responda:

• O que significa “quem conta um ponto aumenta um ponto”?

• Quais os diferentes significados que aparecem para a palavra “conta” nesse poema?

• Em matemática, que significados pode ter a palavra “conta”? E a palavra “contagem”?

Dê uma resposta para estas perguntas, nas quais se utiliza a contagem:

• Quanto tempo dura uma partida de futebol?

• Quanto tempo falta para acabar a aula?

• Quantos lados tem um quadrado?

Um comentário: