terça-feira, 4 de junho de 2013

Mário - Minhas experiências leitora e escritora

Minha primeira experiência com a palavra escrita que me recordo era sobre a composição e descrição através de uma gravura. A professora da primeira ou segunda série (no meu tempo primeiro ou segundo ano do primário) fixava uma gravura no quadro e nós os alunos tínhamos que elaborar uma descrição ou uma composição sobre o desenho. Eu me lembro de que tinha muitas dificuldades e na verdade não gostava desta atividade, mas graças a Deus que fui forçado a realizá-la. Quanto à leitura, lia muito Gibis (Tio patinhas, Mickey e outros de aventura) hoje gosto de ler jornais e revistas e sobre minha outra atividade de engenheiro civil. Considero ainda que sem a leitura e escrita não existe possibilidade de uma boa educação e aprendizagem. O primeiro livro que li e tenho lembranças até hoje (realmente não sei bem o motivo) foi inocência de Visconde de Taunay, era adolescente na época e li praticamente de uma só vez. O último que li foi “A janela de Euclides” de Leonard Mlodinow, diz sobre a geometria e a física moderna em várias épocas em uma linguagem relativamente simples. Minha principal experiência escritora foi quando elaborei minha dissertação de mestrado, foi quando vi como tenho muito ainda que aprender para escrever razoavelmente, mas depois de pronto senti algo muito bom que não sei explicar direito o que é, mas é como se tivesse construído uma grande obra de engenharia. Para escrever tive que ler muito também e essa dualidade ler e escrever tem que estar presente em qualquer escritor desde o menor. Mas confesso ainda que tenho dificuldades com essa habilidade escritora, e esses pequenos relatos nos forçam a praticá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário